1o ano - Questões sobre Meio Ambiente

Questões sugeridas para preparação para a prova:
(o gabarito/respostas pode ser encontrado abaixo das questões)

01) Diferencie o meio natural do cultural.

02) Entre o carvão mineral e o carvão vegetal, aponte qual deles é um recurso não-renovável e qual é um recurso renovável justificando sua resposta.

03) Aponte pelo menos cinco formas para gerar energia elétrica a partir de recursos renováveis.

04) Em que momento histórico os recursos não-renováveis passam a ser explorados em ritmo mais acelerado?

05) Que pessoa, empresa ou instituição foi culpada pela ocorrência do SMOG em Londres no ano de 1952?

06) O que é a Síndrome de Minamata e onde ela ocorre?

07) No desastre de Seveso, por que razão foram sacrificados aproximadamente 70 mil animais no entorno do local do local do acontecimento se estes animais não morreram durante o incidente propriamente dito?

08) Sobre a explosão da fábrica da Union Carbide em Bhopal (Índia) em 1984, qual foi um dos fatores que causou um número grande de mortes além da falta de medidas de segurança?

09) Por que razão poucos países e instituições compareceram ao primeiro evento sobre o meio ambiente proposto pela ONU em 1949?

10) Quais as principais questões levantadas pelo relatório Meadows apresentado na conferência realizada em Estocolmo em 1972?

11) Quais as principais consequências da 1a Conferência da ONU sobre desenvolvimento humano realizada em Estocolmo em 1972?

12) Qual a diferença entre um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)?

13) Qual o conceito mais importante que surgiu no Relatório Brundtland de 1987?

14) Explique a ideia de "princípio de responsabilidade comum e diferenciada" debatido no evento Rio 92.

15) Qual a maior contribuição da 3a edição da Conferência das Partes (COP) realizada no Japão?

16) Qual documento sucedeu o Protocolo de Kyoto?

17) De que forma a erradicação da pobreza contribuiria para a preservação do meio ambiente?


18) UPE - Ao fazer o estudo bibliográfico sobre um determinado assunto do conteúdo programático do vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), um vestibulando encontrou e anotou a seguinte definição: “É aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.”

Trata-se da definição CORRETA de
a) Crescimento neomalthusiano ambiental.
b) Desenvolvimento sustentável.
c) Ecodesenvolvimento neoliberal.
d) Desenvolvimento ambiental.
e) Ecodesenvolvimento darwinista.


19) IFS - Como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ocorrida em 2012, que contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas?

a) Mundo sustentável.
b) Rio para Todos.
c) Rio + 20.
d) Rio Sustentável.
e) Rio + Meio Ambiente.


20) UDESC - Em 1972, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente, em Estocolmo (Suécia). Nesse encontro os chefes de Estado debateram questões sobre o meio ambiente e o desenvolvimento, reunião que ficou conhecida como a “tomada de consciência”. De lá para cá, muitas foram as preocupações ambientais que mobilizaram governos e ONG’s (Organizações Não Governamentais). Analise as proposições em relação aos eventos mais conhecidos em defesa do Meio Ambiente e da vida no Planeta, nas cinco últimas décadas.

 I. A Assembleia Geral da ONU, de 1983, encarregou uma comissão para estudar o binômio desenvolvimento X meio ambiente.

II. O Relatório Brundtland, de 1987, cunhou pela primeira vez a ideia de desenvolvimento sustentável.

III. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizou-se em 1992, no Rio de Janeiro, mais conhecida como Rio-92.

IV. A Agenda XXI, elaborada durante a Rio-92, era um ambicioso programa para implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável no mundo.

V. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável(CNUDS), conhecida também como Rio+20 (2012), discutiu a renovação do compromisso em relação ao desenvolvimento sustentável.

Assinale a alternativa correta.
a. (    ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b. (    ) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
c. (    ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
d. (    ) Somente a afirmativa V é verdadeira.
e. (    ) Todas as afirmativas são verdadeiras.


21) UFMT - Assinale a alternativa que identifica a Conferência da ONU que pretendeu aprofundar as discussões e propostas favoráveis ao novo mercado verde, com uso de energia limpa, e gerar soluções para a diminuição da poluição. Paralelo a essa Conferência ocorreu a Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, evento da sociedade civil para debater temas relacionados às causas estruturais da crise ambiental e ecológica.

a) Rio 92, realizada em 1992, com um programa de ação, Agenda 21, para que todos os países pudessem adotar o desenvolvimento sustentável.
b) Rio+20, realizada em junho de 2012, sobre Desenvolvimento Sustentável.
c) Metas do Milênio, estabelecidas em 2000, com 8 metas.
d) Protocolo de Quioto, realizado em 1997, no Japão, quando a maioria dos países desenvolvidos firma o compromisso de reduzir as emissões de gás carbônico.
e) Primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.


22) UNESP - As manchetes de jornal de junho de 2012 enfatizaram a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20, como ficou conhecida, tinha o desafio de dar continuidade à conscientização global que teve início na Rio 92.
As diretrizes propostas por essas conferências têm por finalidade o desenvolvimento sustentável, o qual se refere a um modelo de

a) consumo que vise atender às necessidades das gerações presentes, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras. 
b) desenvolvimento social e econômico que objetive a satisfação financeira e cultural da sociedade. 
c) consumo excessivo dos recursos naturais, com vistas à preservação, para as gerações futuras, das espécies animais em extinção. 
d) desenvolvimento global que disponha dos recursos naturais para suprir as necessidades da geração atual. 
e) desenvolvimento global que incorpore e priorize os aspectos do desenvolvimento econômico. 


23)
A Carta da Terra

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que o meio de uma diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a esse propósito, é imperativo que, nós, os povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para os outros, com grande comunidade da vida, e com as futuras gerações. (...)

Preâmbulo da Carta da Terra. Em: www.eartcharter.org.

Diante das questões ambientais e do desenvolvimento sustentável que permeiam as discussões da sociedade atual, assinale a opção correta:
a) O conceito de desenvolvimento sustentável começou a ser elaborado no início do século XVI, antes mesmo da Primeira Revolução Industrial.
b) Em 1972, em Estocolmo, na Suécia, representantes de 113 países reuniram-se para debater questões relativas ao meio ambiente. Este encontro é considerado como a primeira mobilização em torno desse tema.
c) Em 1992, o Rio de Janeiro abrigou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92). Nesse encontro foi assinado o Protocolo de Kyoto por todos os países que participaram do evento.
d) Em 2002, foi a vez do Egito abrigar a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável; nesse encontro foram discutidas somente questões relacionadas ao meio ambiente. Esse encontro recebeu a denominação de Rio + 10, pois aconteceu 10 anos após a conferência do Rio-92.
e) Em 2012, o Brasil foi o palco do encontro da maior conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Foram discutidas nessa ocasião a Agenda 21 e economia verde. Infelizmente, devido à crise econômica, países da União Europeia não participaram do evento.


24) FGV-RIO - A partir da segunda metade do século passado, a mobilização em torno do ambiente foi divulgada e se consolidou por meio de estudos e das cúpulas, ou das conferências internacionais.
Sobre essas conferências, pode-se afirmar:

 I A primeira grande conferência internacional convocada especificamente para a discussão da problemática ambiental ocorreu em Estocolmo, em 1972.

II Na Rio-92, foram divulgadas as convenções sobre Mudanças Climáticas e sobre Diversidade Biológica, que figuram na agenda ambiental internacional.

III Na Rio+20, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 2012, todos os países participantes ratificaram o novo Protocolo de Quioto, aderindo à nova ordem ambiental internacional.

Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.


25) UFC - A partir de 1970, surge uma preocupação com os problemas ambientais decorrentes do modelo econômico adotado pelos países capitalistas. Desde então, a Organização das Nações Unidas (ONU) vem realizando conferências com os objetivos de debater questões sobre o desenvolvimento e o meio ambiente e de apresentar soluções que possam diminuir os impactos ambientais no planeta.

Sobre essas conferências e as propostas apresentadas, assinale a alternativa correta.
a) Na Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972, discutiram-se duas propostas sobre o desenvolvimento e o meio ambiente: a do Desenvolvimento Zero e a do Desenvolvimento a qualquer preço. Essa conferência significou a primeira tentativa mundial de equacionamento dos problemas ambientais.
b) Na ECO-92, a participação dos Estados Unidos foi louvável ao assinar o Acordo Internacional da Biodiversidade e da Convenção sobre Mudanças Climáticas. Os Estados Unidos passaram, assim, para a história da humanidade como verdadeiros defensores da boa qualidade de vida no planeta.
c) Na ECO-92, no Rio de Janeiro, foi redigida a Carta da Terra ou Declaração do Rio (Agenda 21), que atribuiu aos países pobres a maior responsabilidade pela conservação do meio ambiente e estabeleceu metas para a preservação da biodiversidade e para a diminuição da emissão de gases na atmosfera.
d) O modelo econômico proposto está fundamentado no conceito de desenvolvimento sustentável, segundo o qual o meio ambiente deve ser intocável e o atendimento às necessidades do presente devem garantir às gerações futuras a possibilidade de satisfazerem suas próprias necessidades.
e) Em 1983, a ONU organizou a Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento com a tarefa de realizar um amplo levantamento sobre o tema. As conclusões foram sintetizadas no documento chamado de Protocolo de Kyoto, publicado em 1997, no qual se introduz o conceito de desenvolvimento sustentável.


26) UFPI - As afirmações seguintes relacionam-se a acordos internacionais – Rio de Janeiro (1992) e Kyoto (1997) – para redução da emissão de gases que intensificam o efeito estufa e aceleram o aquecimento global, atingindo assim todos os climas da Terra.

I. Os Estados Unidos da América e a China são os principais países emissores de gases de efeito estufa, devido ao grande volume de suas atividades econômicas.
II. Os Estados Unidos foram um dos primeiros países a aderir ao primeiro tratado citado propondo, durante a Rio 92, que um país possa comprar de outro parte da cota da emissão de gases-estufa.
III. Os acordos internacionais, apesar de polêmicos, não contrariam interesses dos produtores de petróleo e de automóveis.
IV. Vários países do mundo aderiram ao Tratado de Kyoto, concordando em estabelecer metas para reduzir a emissão de gases estufa desde o início do século XXI.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV




GABARITO =======================================================

01) O meio natural é fruto da natureza em si e pode ser independente da presença humana enquanto o meio cultural é sempre produto de atividades humanas.

02) O carvão mineral é um recurso não renovável, pois leva milhões de anos para se formar. O carvão vegetal é um recurso renovável, pois basta plantar árvores e tratar porções de madeira para gerar este tipo de carvão que usamos, por exemplo, para fazer churrascos.

03) Fontes/formas de energia renovável: solar, geotérmica, maremotriz, energia hidrelétrica, biomassa, hidrogênio, água, ar, solos,...

04) Os recursos não renováveis como minérios e combustíveis fósseis (carvão e petróleo) passam a ser utilizados em ritmo maior a partir da Revolução Industrial.

05) Não há um responsável pelo SMOG de Londres em 1952. O incidente foi causado pelo carvão de péssima qualidade cujas cinzas impregnaram o rotineiro nevoeiro causando problemas respiratórios em crianças e idosos e, consequentemente, a morte de aproximadamente 2000 pessoas.

06) A Síndrome de Minamata é caracterizada por pessoas que apresentam problemas neurológicos que causam psicose, convulsões, desmaios e coma em adultos e ainda problemas genéticos nos descendentes das pessoas atingidas. Esta condição se deve à ingestão de alimentos (no caso de Minamata, peixes) contaminados com mercúrio. A Síndrome pode ocorrer em qualquer lugar, mas recebe o nome de Minamata, pois foi nesta cidade que ela foi identificada pela primeira vez.

07) O sacrifício de animais em um perímetro maior no caso do acidente de Seveso tinha como objetivo evitar que pessoas ingerissem animais contaminados pela Dioxina que foi liberada no ambiente a partir da explosão do tanque da fábrica italiana.

08) O acidente de Bhopal foi mais grave porque a empresa Union Carbide não divulgou a composição do pesticida liberado no acidente em sua fábrica e assim, os médicos não sabiam que tratamento aplicar para salvar as vidas afetadas diretamente pela nuvem tóxica.

09) A primeira tentativa de evento não teve sucesso, pois muitos países estavam lidando com as consequências da II Guerra Mundial e não tinham condições de dar a devida atenção focada na questão ambiental.

10) O Relatório Meadows traz uma tese neo-malthusiana que diz que a população vai crescer muito mais do que a produção de alimentos ou recursos, logo, é apontada a Tese do Crescimento Zero. Nesta teoria, dados os maus causados ao planeta, os países deveriam paralisar a exploração e limitar seu crescimento mantendo tudo no ritmo que estava naquele momento até que se encontrasse soluções melhores.

11) Como consequências da convenção de Estocolmo em 1972, podemos apontar a definição do dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente, Criação do PNUMA (Programa da ONU para o Meio Ambiente), surgimento de uma base para leis ambientais e estabelecimento de conferências mundiais periódicas.

12) Todo empreendimento, seja comércio ou habitação ou indústria, requer documentos aprovados pelas autoridades do local ou região em que este será localizado. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um documento mais completo (e técnico) e entregue às autoridades da área em que um determinado empreendimento vai se estabelecer e serve para liberação e fiscalização enquanto o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é um documento mais simples até em sua linguagem por ser algo acessível à população da mesma área em que o empreendimento será estabelecido.

13) O conceito mais importante do Relatório Brundtland é o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, atender as necessidades atuais sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras.

14) O "princípio de responsabilidade comum e diferenciada" aponta para o fato de que todos os países (ricos ou pobres) são responsáveis pelo planeta Terra, pois são parte dele, mas alguns países historicamente causaram mais danos ambientais do que outros e deveriam ter maior participação nas ações de reparação e conservação.

15) Neste evento, foi assinado o Protocolo de Kyoto.

16) Não houve consenso para elaboração e estabelecimento de um novo documento, sendo assim, este foi prorrogado para mais quatro anos (originalmente, vigoraria de 2008 a 2012, mas durou até 2016) e neste momento não há um documento similar.

17) Muitas pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza (pessoas que têm menos de 2 dólares por dia para sobreviver) se preocupam com sua vida a curto prazo e a preocupação com o meio ambiente se torna algo secundário. Apenas tendo alguma segurança financeira e alimentar, estas pessoas estariam "livres" para pensar e se dedicar a outras causas incluindo as preocupações com o bem estar geral e saúde do planeta.

18) B

19) C

20) E

21) B

22) A

23) B

24) C

25) A

26) C