9os anos - África e Globalização / TRABALHO

[ Esta atividade foi entregue impressa em aula. ]

Esta atividade tem como objetivo a aplicação dos conteúdos abordados nas aulas sobre o continente africano e globalização. Os grupos devem ter até 5 integrantes. Cada equipe deve escolher entre seus membros um coordenador responsável por organizar as tarefas e entregar ao professor (por email ou em papel) a relação de integrantes até o dia 6 de abril.

Prévia: até o dia 17/abril

Data de entrega: semana de 22 a 26/abril.

Uma vez formados os grupos, haverá através de sorteio ou escolha do professor
a atribuição de um país africano a cada equipe. A partir deste país, os alunos as seguintes atividades:

[ ETAPA 01 ] Pesquisa simples ----------------

Os alunos devem buscar dados referentes ao país como: Nome oficial, capital, área, população, localização, moeda, línguas oficiais, PIB, IDH, bandeira (com análise
de suas cores e elementos) e suas
principais religiões.

[ ETAPA 02 ] Particularidades ------------------

Pesquisa sobre no mínimo 2 (dois) traços peculiares sobre este país e/ou seu povo. Estes traços podem ser costumes ou eventos restritos a algum determinado período da história do país ou grupo étnico. Os elementos podem ser entendidos como coisas que tornam este país único.

Este tópico se refere a curiosidades e não apenas dados que caberiam no item 1.

Observação: É importante entender que em muitos casos se tratam de culturas ou visões de mundo diferentes das nossas, logo, é importante observar e fazer uma análise de forma respeitosa.

[ ETAPA 03 ] Da colonização à globalização -----------------------------------------

Elaboração de um breve texto tratando da situação do país no período do colonialismo e sobre a participação do país na etapa atual da globalização. Na primeira etapa, devem ser apontadas informações como o país que o colonizou, riquezas exploradas e impactos destes processos. Na segunda etapa, é importante relatar a atual situação do país (paz, guerra civil,...), economia, produtos exportados e importados, com que países costumam fazer negócios.

Nesta etapa, o ideal é que sejam apresentados conhecimentos também sobre os tópicos abordados em aula.

Sugestão: Texto de 25 (vinte e cinco) linhas.

[ ETAPA 04 ] Transformação -------------------

Esta etapa visa a utilização das informações recolhidas e organizadas nas primeiras par-tes do trabalho juntamente com criatividade para transformar o país pesquisado em uma das opções abaixo:

a) Prato culinário (ou até uma refeição completa). Esta opção permite a criação de uma receita que faça analogia a elementos do país ou a montagem de prato com produtos típicos daquela localidade.

b) Pessoa. O grupo pode usar dos atributos do país e adaptá-los para a construção de um personagem/pessoa.

c) Super-herói. Esta opção parece similar a anterior, mas é importante ressaltar que as características positivas podem ser exageradas para representar poderes (e podem ser apontados pontos fracos). Também podem ser usados animais da fauna local ou cores da bandeira do país para compor o personagem.

d) Um produto. Pode ser até uma caixa fechada com dados do país na forma de componentes ou ingredientes, por exemplo.


Outras orientações:

- O trabalho deve apresentar as fontes utilizadas para pesquisa (livros, revistas, sites, obras audiovisuais);
- É proibida a cópia de trechos de textos da internet, o que configura plágio;
- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email geografiamesmo@gmail.com


GRUPOS ===================================

TURMA 910

Nigéria - Hellen D., Laura G. e Eduarda C.

Togo - Robert, Leonardo e Matheus.

Somália - Paulo, Rafael, Giuliano, Igor e Thiago.

Djibuti - Marcelo F., Samantha C e Gustavo K.

Tunísia - Caroline, Rafaela C., Raissae Yasmin M.

Uganda - Amanda, Jonas, Pietra, Rafaela P. e Sofia.

África do Sul - Pedro Henrique, Daniela, Heitor e Lívia.

Argélia - Yasmin, Ana Júlia, Andressa, Fernanda e Eduarda D.

TURMA 911

Burundi - Lucas L., Thainá, Larissa, Zhara e Albert.

Angola - Maria Eduarda, Luiza, Ana, Giordana e Camile.

Lesoto - Akin, Julia M., Eduarda, Manoela e Nicole.

Congo Kinshasa - Manuella S., Eduardo, Helena, Gabriela e Beatriz.

Guiné - Ruan, Lucas Z., Murilo, Allan e Guilherme.

Botswana - Yrhuam, Matheus, Lucas B, Yago e Giuliano.

TURMA 912

Madagascar - Augusto, Gustavo, Kauã, Kauan e Leonel.

Costa do Marfim - Allan, Gabriela, Isadora, Sofia e Vitória.

Cabo Verde - Rafaela, Lucas, Nataly e Kelvin.

Líbia - Beatriz, Maria Laura, Natália, Kimberly e Yasmin.

Mauritânia - Amanda, João Carlos, Gabriel, Rafael e João Pedro.

Sudão - Leandro, Cauã, Igor e Leonardo.

Congo Brazaville - Marina, Mell, Nicolle e Isabel.

TURMA 913

Gana - Rayssa, Isabelle, Vitória e Milena.

Mali - Igor, Kamily, Izadora, Arthur e Pedro.

Comores - Graziella, Thalissa, Isadora, Miguel e Alícia.

Guiné Bissau - Leonardo, Patrick, Yasmin e Valentina.

Chade - Caio, Ghiven, Vinícius e Renê.

Malawi - Renan, Yanguia, Thayse e Ghabriel.



.