Contatos entre culturas

Havendo contato entre diferentes povos, é impossível que não ocorra contato entre suas culturas e costumes. Isso pode ocorrer de diferentes formas e costuma ser algo complexo, ou seja, esta é uma exposição um tanto simplificada sobre o assunto.

Um ponto fundamental é verificar o contexto em que ocorre o contato e em que patamar se encontram os povos envolvidos. Estes povos podem estar no mesmo nível ou (o que é mais comum) um povo está na condição de dominante enquanto o outro se encontra na condição de dominado.

Outra questão importante é que a apropriação deve ser entendida como algo coletivo ou feito por grupos ou classes. Podemos verificar a ocorrência da apropriação feita por indivíduos, mas devemos ter em mente que ela se caracteriza na coletividade.

Podemos listar diferentes formas de apropriação cultural como: intercâmbio cultural, dominância cultural, exploração cultural e transculturação.

- Intercâmbio cultural:
Neste caso, não há necessariamente uma diferença de patamar entre os povos envolvidos, ou seja, não há um povo dominante e outro dominado. Pode ser algo que acontece a partir de um contato curto como encontros para fim de comércio. A partir do contato, um povo começa a assimilar alguns costumes do outro. Alguns costumes podem ser vistos como melhorias ou ações mais eficientes ou ainda podem ser algo que é absorvido sem que se perceba (como palavras ou formas de falar, por exemplo).

- Dominância cultural:
Quando ocorre dominância, obviamente, há a diferenciação e um povo dominante. O povo dominado passa a usar coisas, assimilar atitudes ou práticas do povo dominante. Este processo pode ocorrer por imposição do povo dominante ou por parte do povo dominante procurando se inserir no meio dominante.

- Exploração cultural:
Na exploração, identificamos coisas ou costumes do povo explorado sendo assimilados pelo povo dominante. Ainda assim, esta assimilação ocorre através de adaptação, ou seja, o povo dominante pode se apropriar apenas da coisa ou costume sem que haja participação ou presença das pessoas do povo dominante, eliminando parte do contexto que envolvia aquele bem cultural (e assim alterando parte de seu significado ou mensagem) e modificando este bem para que ele lhe sirva melhor.

- Transculturação:
Talvez este seja a etapa final de todos os processos de apropriação, ainda mais em tempos de contato constante e instantâneo proporcionado pela internet. Nesta forma de apropriação, os povos acabam tendo seus costumes misturados formando um novo conjunto de bens culturais sejam coisas ou costumes.




a música original:




a versão ucraniana:



Onde está Matt? 2008



Onde está Matt? 2012