...mas e se a gente considerasse a Terra como o centro do Universo?

Bom, tudo no Universo está em movimento.

Sendo assim, até poderíamos considerar qualquer elemento dentro dele como um ponto fixo. Nós entendemos que os corpos celestes com maior volume e gravidade fazem com que os menores girem ao redor deles. Pensar um grande corpo como nosso Sol como um ponto fixo simplifica o desenho do trajeto dos planetas dentro do nosso sistema solar.

Mas dá pra pensar na Terra como um ponto fixo...


Na esquerda, temos um pequeno modelo com o Sol (amarelo) no centro e a Terra (azul) e Marte (vermelho) girando ao redor dele. Bem simples, né? Tranquilo de entender.

No modelo da direita, temos os mesmos corpos (Sol em amarelo, Terra em azul e Marte em vermelho), mas a Terra é um ponto fixo e os outros corpos giram ao redor dele. A parte do Sol é fácil... ele giraria ao redor da Terra nos proporcionando dias e noites. O problema seria entender o movimento dos outros planetas (e perceba que nem temos os outros na animação... seria uma bela bagunça). Na verdade, este movimento estranho pode ser percebido nos céus, mas como ele ocorre ao longo do ano, é mais difícil perceber. Também fica complicado porque durante o ano temos os dias e noites...

E agora... com mais planetas envolvidos!



Em resumo, é mais fácil entender o Universo fixando os corpos celestes maiores e imaginando o movimento dos corpos menores em relação a ele.

Talvez seja melhor voltar para o texto sobre a Terra e seus movimentos... Clique aqui!